Como Gravar uma Entrevista de Áudio

Quer se trate de uma peça de ‘cabeça falante’ para a câmera, um toque rápido para as notícias locais ou um evento de feiras de negócios, registrar uma entrevista é uma das formas mais eficazes de comunicar uma história da vida real. Infelizmente, o equipamento certo para o trabalho pode variar tanto quanto o trabalho em si, então, como você descobre qual equipamento de gravação de áudio é melhor usar?

Neste post, discutimos alguns dos principais desafios de gravar sons de qualidade em configurações de entrevistas comuns, e quais microfones e outros equipamentos ajudarão você a tirar o melhor proveito de cada situação.

Passo 1

Tipicamente, uma situação de entrevista de ‘talking head’ apresentará um ou mais sujeitos enfrentando e falando diretamente com a câmera. É comum que a imagem seja enquadrada de modo que tudo o que podemos ver sejam as cabeças e os ombros de um sujeito, às vezes também cortando para o entrevistador em uma foto reversa similarmente emoldurada. Este quadro visual apertado em torno do assunto, combinado com uma posição estacionária, é ótimo para o posicionamento do microfone. Você pode configurar em um ponto ótimo e não precisa se preocupar com o assunto se movendo para fora de posição. Independentemente de onde você esteja – seja um espaço silencioso, sala barulhenta ou ao ar livre – o objetivo principal é captar o diálogo falado do sujeito da forma mais clara possível, e ignorar ou rejeitar todo o ruído ao redor da área. Para esta situação, nós iríamos para um microfone shotgun ou de lapela. Aqui está o porquê:

Benefícios de um microfone shotgun:

Os microfones de shotgun são projetados para capturar som à distância, enquanto estão posicionados fora do quadro da câmera. O padrão polar altamente direcional é perfeito para se concentrar no som proveniente de uma área específica, que é exatamente o que queremos nessa situação. Se o assunto estiver parado durante a entrevista, você pode montar um microfone shotgun no final de um suporte longo, posicionando-o vários centímetros à frente do objeto e acima, fora do quadro. A partir daqui, você aponta para a boca do locutor. Se o sujeito precisar se mover ou andar durante a tomada, normalmente será necessário um bastão de lança. Isso precisará ser tratado por um operador experiente do bastão para garantir que o microfone esteja próximo ao assunto – novamente, normalmente acima e na frente – sem nunca passar para o porta-retratos. Certifique-se de que sua câmera ou dispositivo de gravação de áudio possa fornecer phantom power de 48 volts ao microfone, se necessário. Alguns microfones de shotgun, como o RØDE NTG2, também podem ser alimentados via baterias AA, enquanto o RØDE NTG4 + tem uma bateria interna de lítio. Se você testar suas fontes de energia antes de fotografar, isso economizará muito esforço no local!

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