Durante a gravidez pode dar uma variedade de complicações, uma muito comum é o diabetes gestacional, que é dizer, a diminuição da tolerância a glicose. Pode aparecer a glicose no sangue (glicemia elevada) em mulheres que não eram diabéticos. Em muitos casos isso resolve no final da gravidez, mas que precisam fazer dieta para diabetes gestacional, e em alguns casos levar algum tratamento para evitar complicações.
O que é a diabetes gestacional
Diabetes implica uma elevada concentração de glicose no sangue, que não consegue entrar nas células para armazenamento de energia. É porque o pâncreas produz pouca insulina ou as células se tornam resistentes à insulina.
Na gravidez há muitas alterações hormonais que podem favorecer o diabetes gestacional. Os hormônios da placenta bloquear a ação da insulina na mãe, causando resistência à insulina “natural” . Em condições normais, o pâncreas produz insulina suficiente, mas se o açúcar no sangue não for equilibrada, aparece a diabetes gestacional.
As complicações do diabetes gestacional para a mãe e para o feto:
Feto:
- Macrossomia ou ganho de peso no momento do nascimento (mais do que 4 kg).
- Alteração na maturidade dos pulmões (neonatal da angústia respiratória).
- Trauma de parto, devido ao grande tamanho fetal (quebrado a clavícula), por isso é recomendada a cesariana.
- A hipoglicemia (nível baixo de glicose no sangue), hipocalcemia (baixos de cálcio), hiperbilirrubinemia (excesso de bilirrubina no sangue).
- Aumento do risco de diabetes mellitus.
Mãe:
- A apneia do sono.
- A doença Cardiovascular.
- Diabetes tipo II: no final de cinco anos de follow-up de até 25% das mulheres que tiveram diabetes gestacional o presente.
- Diabetes gestacional em gravidezes subseqüentes (60% dos casos).
Fatores de risco do diabetes gestacional
Estima-se que 5% das mulheres grávidas podem se manifestar diabetes gestacional, apesar de existirem alguns fatores de risco, tais como:
- Mãe de mais de 35 anos.
- Uma história familiar .
- O excesso de peso ou obesas antes da gravidez.
- Uma história de diabetes gestacional em gravidezes anteriores.
- Mãe (pressão arterial alta) ou glycosuria (níveis elevados de glicose na urina).
- A síndrome do ovário policístico.
- Uma história de abortos espontâneos ou intra-uterino, morte fetal.
- Filhos anteriores nascidos com peso acima de 4 kg, anomalias congênitas ou malformações.
Sintomas de diabetes gestacional
Eles são, de certa forma não específica, de modo que às vezes passam despercebidos: visão turva, fadiga, infecções freqüentes (cistite, vaginal, etc), aumento da sede (polydipsia), aumento da urina (poliúria), náuseas, vômitos, perda de peso e ao aumento do apetite.
O diagnóstico do Diabetes Gestacional
Realizar um primeiro teste no 24-28 semanas de gestação (Teste de O’sullivan) para medir oral de tolerância à glicose. Se este teste for positivo, um segundo teste é realizado, a curva de níveis de glicose no sangue, o que confirma a diabetes gestacional.
Alimentação na diabetes gestacional
O poder de uma mulher grávida com diabetes gestacional tem que ser equilibrado, saudável e com um maior controle sobre a ingestão de açúcares simples e gorduras saturadas.
As necessidades de energia, aumento de apenas 10%, de modo que não deve ser exceder o 2000-2.300 kcal / dia. Importante para evitar um aumento de peso muito rapidamente no decurso dos primeiros seis meses.
Necessidades nutricionais
Os hidratos de carbono ou hidratos de carbono
Deve contribuir com 50% da energia total da dieta. Durante os primeiros 6 meses as necessidades diárias são de 250-300 g, e, nos últimos três meses de 350-400 g. De preferência baseada em legumes, frutas e carboidratos complexos integrais ou al dente para regular a : cereais, batatas, arroz, massas e legumes. Muito olho com os hidratos de carbono simples e: sucos de frutas, bolos, doces, refrigerantes, keptchup, etc
As gorduras ou lipídios
Deve contribuir de 30-35% do total de energia. São necessários apenas entre 50 a 60 g de gordura por dia. Reduz as gorduras saturadas, geralmente, provenientes de carnes, gorduras, de laticínios, frios e carnes frias, etc, e o presente em produtos de padaria, margarinas, refeições prontas, etc.
É importante incluir ácidos graxos poliinsaturados (ômega-3) a partir de peixes gordos insaturados fornecido pelo azeite. Evite pratos que incorporam um monte de gordura: alimentos fritos, cozidos, empanados, etc ..
Proteínas
Deve contribuir entre 12% e 15% do total de energia. O corpo precisa de 70 a 90 g. de proteínas diárias, que são encontrados preferencialmente na carne, ovos, peixe branco, e produtos lácteos. Ele tem que manter um equilíbrio entre proteínas de origem animal e de origem vegetal. Moderar o consumo de ovos e carne (que deve ser magra; removendo toda a gordura visível que ele contém) e aumenta o consumo de peixe.
Vitaminas e minerais
O consumo de vegetais, frutas e legumes deve ser diária e abundante. Os legumes podem ser consumidos crus, mas coloque de molho com 2 gotas de água sanitária
Leite e cenoura são ricos em vitamina A; pão de grãos integrais, fígado e cereais, vitaminas do grupo B; frutas cítricas e vegetais verde em vitamina C, a manteiga e o peixe em vitamina D.
Cálcio
O consumo de leite e produtos lácteos é importante para alcançar uma contribuição adequada de cálcio. A meio da manhã ou lanche da tarde é uma boa escolha para um baixo teor de gordura iogurte.
É importante comer o dobro da quantidade de cálcio a partir do momento da concepção, uma vez que os dentes e os ossos do bebê começam a se formar na quinta ou sexta semana.
Ferro
Ele é básico para produzir hemoglobina no sangue. Que contenham esse mineral as carnes vermelhas, como a carne bovina, de cordeiro e o boi, o fígado e os rins.
Fibra
Conforme a gravidez avança, aumentam a tendência para a obstipação e deve ser combatida com uma dieta rica em fibras. Legumes e frutas (kiwi), de farelo e grãos integrais (aveia) devem ser consumidos pelo menos uma vez ao dia.
A fibra diminui a taxa de absorção de açúcares, de modo que é muito conveniente na sua dieta para diabetes gestacional
Sal
Durante a gravidez, não abuse do sal, pois o seu excesso pode causar o inchaço das articulações e pernas, torná-lo um hábito de ler o rótulo, porque há um monte de
Exemplo de dieta para diabetes gestacional
O número de doses será de 5 ou 6 por dia: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Tomar EM jejum um copo de água morna com 2 a 3 gotas de limão antes de comer o pequeno almoço, pois predispõe para o esvaziamento do intestino e estimula a vesícula biliar. Além disso, é de grande ajuda para restaurar o equilíbrio ácido-base. A dieta ocidental é muito acidificantes, e, freqüentemente, causa cansaço, palidez, dores de cabeça, altos e baixos emocionais, espasmos musculares, cáries, perda de cabelo e unhas quebradiças. O ácido cítrico do limão diluído, ele gera um tampão citrato de caráter alcalinizantes. >
ALIMENTOS: Verduras/legumes de acordo com o apetite com 150 g de carne magra ou 200 g de peixe com um fio de óleo. Segue a regra do prato:
- 1/3 placa de proteína favorável: peixe, carne magra (carne/frango/turquia) ou ovos (mais clara).
- 2/3 do prato HC favorável: guarnição de legumes, salada, cozido-, o caldo de carne/puré de fruta ou legumes*.
*Se a guarnição são HC menos favorável (pão, massas, arroz, batatas, cereais, bananas, uvas passas, uvas, cenoura, beterraba, abóbora, milho, ervilhas, APENAS 1/3, ABRANGENTE, “al dente”· e não misturar).
REALIZA JANTAR à LUZ, você pode fazer um lanche mesmo se você não é habitual para reduzir o apetite à noite. Nas últimas duas doses do dia, ele irá acumular-se mais facilmente as calorias em forma de gordura.
Comer devagar, mastigar bem os alimentos. Servir apenas a quantidade direita e remover a fonte da tabela. Não demore na mesa.
A preparação da comida vai ser grelhados, cozidos, cozidos a vapor, forno…. É importante cozinhar carne, peixe e frutos do mar para evitar a toxoplasmose.
Você pode apimentar a comida (limão, vinagre, especiarias, não picante…) para dar sabor aos pratos.
Em caso de prisão de ventre: colocar de molho duas colheres de sopa de semente de linhaça em um copo de água, e pela manhã, beba a água de gel e tirar as sementes em um iogurte activia.
SEGUNDA-feira
TERÇA-feira
QUARTA-feira
QUINTA-feira
SEXTA-feira
SÁBADO
DOMINGO
Pequeno-almoço
Copo de água com 2/3 gotas de limão.
Café (descafeinado)/comodidades para preparar Chá/Chá (sem cafeína) bebida de aveia (adoçado com estévia ou sucralose)
OPÇÃO 1: 1 peça de fruta, 1 fatia de carne do almoço, magra (primeira semana).
OPÇÃO 2: Sanduíche com presunto, turquia, salmão. No caso de comer presunto serrano, cecina, lomo, congelar por 24-48 horas a uma temperatura abaixo do 20֯ (40 g de pão de trigo integral), 2 fatias ou vegetal.
OPÇÃO 3: 1 fatia de pão com tomate (40 g de pão de trigo integral), 1 fatia de tomate, 1 colher de sopa de azeite e 1 fatia de presunto serrano.
OPÇÃO 4: Ovos mexidos e 1 peça de fruta.
Media
manhã
OPÇÃO 1: 1 fruta, 1 fatia de presunto e 1 porca.
OPÇÃO 2: Sanduíche de pão de trigo integral presunto e queijo/ atum e pimenta piquillo/lombo de porco.
OPÇÃO 3: Iogurte de soja e 3 avelãs.
Alimentos
Salada
Lentilhas, legumes
Frango assado com batatas e legumes
Salada
Todo o Macarrão integral com espargos selvagens, tomate e manjericão
Creme de abobrinha
Pescada galego estilo
Espinafres em molho de alho
Lombo de porco
Ensopado
Cordeiro no forno
Salada
Bife com
pimentas
Lanche
Como a meio da manhã
Jantar
Mexidos de ovos com atum
Salada Consistente
Salada
Gallo para o prato
Tortilla de algas
Espargos
Turquia mama
Salada Consistente
Hors d’oeuvres sortidas e 3 castanhas
Salada Consistente:
- 1/3 placa de proteína: presunto, frango grelhado, atum enlatado (cristal), queijo de burgos, peixinhos, ovo cozido, salmão, etc.
- 2/3 do HC: mistura de alfaces (melhor amarga e folha pequena), a cebola, o tomate, a cenoura, o aipo, frutas, etc ..
- Adicionar gordura favoráveis: 1 colher de sopa. óleo de oliva, nozes, ½ abacate ou 9 azeitonas.
Exercício físico no diabetes gestacional
O exercício físico Regular ajuda a diminuir níveis de glicose no sangue e facilita a perda de peso. É muito importante que você caminhe todos os dias pelo menos uma hora.
Se você gostou deste post sobre Diabetes Gestacional, deixe-nos um comentário.
Você pode nos seguir no nosso biodiver diversidade newsletter, , , , , ou nossos seguir todas as nossas dicas.
Acho que Não há mais, junte-se ao movimento Coher e aprender mais com nossos nutricionistas online!
BIBLIOGRAFIA
- A associação Americana de diabetes. O que é a diabetes gestacional? Data de acesso 20 de novembro de 2013. URL disponível em: .
- N Wah Cheung. A gestão da diabetes gestacional. Vasc Risco Para A Saúde Manag. 2009; 5: 153-164.
- Bowers K, Tobias D, Yeung E, Hu F, Zhang C. Um estudo prospectivo de prepregnancy dieta a ingestão de gordura e o risco de diabetes gestacional. Am J Clin Nutr. 2012; 95(2): 446-453.