domingo, 20 de março de 2016

Pensando em abrir uma franquia? Veja algumas dicas!

O sonho de empreender não se abala nem mesmo com as crises econômicas que podem assolar um país. É o caso do Brasil nesse momento, onde, mesmo com a crise política e econômica, muitas pessoas com a veia empreendedora estão buscando alternativas para começar um novo negócio. E uma oportunidade que surge e que pode ser muito interessante é a possibilidade de ser um franqueado.

Abrir uma franquia pode ser um bom negócio para quem quer iniciar sua carreira empresarial no ramo do comércio. Para ter sucesso basta seguir algumas regras básicas e ter a alma empreendedora, já que decolar em uma das várias franquias significa muito ter conhecimento estratégico e vontade de arriscar. Os riscos, entretanto, são menores em franquia do que em um negócio próprio e novo, já que o franqueado começa sua empresa com uma marca que já é conhecida e reconhecida pelo mercado. O principal desafio para vencer é apostar na marca certa, no local certo e na hora certa.

Parece difícil, mas não é. São muitas opções de negócio, da mais cara à franquia barata, para que o empresário escolha um ramo e aposte nele. As principais vantagens de se apostar em uma iniciativa desse porte, independente do seu custo, é a boa reputação que a marca tem em uma escala considerável – certamente se a marca não tivesse um bom reconhecimento público não abriria espaço para franquias – além do aumento das chances de sucesso através de um plano de negócios. Cada marca tem seu plano de negócios pronto para entregar aos empreendedores que desejam fazer parte da equipe, com pesquisa de mercado local e análise de riscos. Isso é uma grande vantagem para todos os empresários, mas principalmente para quem não é exímio conhecedor do mundo dos negócios, já que a cartilha institucional reza o básico para que aquela marca continue dando certo.



A garantia de mercado, o planejamento de custos de instalação e a independência jurídica e financeira são outras vantagens do mundo das franquias, sejam elas com custo inicial alto ou até em franquias baratas. É possível listar também a economia com custos de propaganda (você não vai precisar fazer propaganda maciça de uma marca que já existe) e possibilidade total de pesquisa e desenvolvimento, para fazer o negócio aumentar e fluir seu próprio rendimento.

Como desafios estão saber levar o negócio de forma sustentável, já que algumas desvantagens do sistema podem levar tudo a perder – como exemplos estão a pouca flexibilidade de escolha e adaptação, risco de ocorrência de falhas da própria marca e a localização forçada, em alguns casos. Para evitar esse tipo de entrave e ser feliz com a nova franquia, basta uma boa pesquisa. E muita vontade: mesmo com uma marca que já existe você precisa ser um bom administrador para que as pessoas continuem gostando na natureza do negócio.

Autor:

0 comentários: