quinta-feira, 17 de março de 2016

Conheça o Business Intelligence

Atuar com inteligência e planejamento é fundamental para que os objetivos dos negócios atinja o patamar desejado. Para isso, contar com profissionais qualificados é uma necessidade grande para qualquer empresa que visa atingir esse patamar. E para ajudar nesse processo, o Business Intelligence surgiu e ganha muito força.

Business Intelligence (em português, Inteligência Empresarial) é o processo que envolve a coleta e a análise de informações referentes ao negócio, seu constante monitoramento e compartilhamento com as partes interessadas.

BI é hoje uma ferramenta muito poderosa e imprescindível para empresas que buscam competitividade, sobretudo quando a empresa possui atividades ou se utiliza da internet em suas atividades.

Vivemos na era da informação e isso torna o volume de informações que devem ser analisadas muito grandes, o que demanda maiores esforços nessa atividade e exige muito mais da figura do analista de bi.

Esse profissional precisa ter vasto conhecimento técnico e estar muito atualizado em relação às novas tecnologias que facilitem a leitura e gestão das informações. O teste ab e outras ferramentas de leitura fazem parte do conhecimento específico que deve ter esse profissional. É fundamental que ele tenha domínio também da língua inglesa.

Entre as principais atividades deste profissional, destacamos a criação de estratégias e aplicações que propiciem a leitura e análise dos dados, melhoria das praticas e definição de padrões para o desenvolvimento e otimização desta atividade dentro da empresa, além da elaboração de relatórios e cronogramas que servem como ferramentas gerenciais.


Muitas vezes, esse profissional deve exercer também um papel de liderança frente a uma equipe e estar à frente na interação com os usuários e clientes, devendo conhecer todos os processos da empresa, a fim de uma leitura mais fiel da realidade.

Há um vasto mercado para esse tipo de profissional: a expansão recente, o constante do volume de informações com que as empresas precisam lidar e a evolução das tecnologias tornaram o analista de bi uma figura central no planejamento de marketing de empresas bem sucedidas.

Autor:

0 comentários: